O Instituto Marítimo Portuário (IMP) de Cabo Verde visitou a DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, com o objectivo de se identificarem oportunidades de cooperação e partilha de conhecimentos nas diversas áreas de competências das duas Administrações Marítimas.
Com a entidade homóloga de Cabo Verde, a DGRM acordou um conjunto de matérias para desenvolver futuramente, nomeadamente nas áreas da inspecção de navios, formação técnica, controlo de tráfego marítimo (VTS) e digitalização.
Estágios profissionais
O acordo firmado com a presidente do IMP de Cabo Verde, Joana Carvalho, incluirá ainda a possibilidade de estágios profissionais e de reciclagem, bem como a possibilidade de desenvolvimento de parcerias em projectos informáticos e de reengenharia de processos.
A empregabilidade de marítimos de Cabo Verde em embarcações de bandeira portuguesa foi também um aspecto de destaque, existindo espaço para dinamizar ainda mais este importante factor, tirando-se partido dos laços culturais e de língua que unem os dois países.
Agricultura e Mar Actual