A ADVID – Associação Desenvolvimento da Viticultura Duriense organiza em Portugal, sob a égide da International Organisation for Biological and Integrated Control (IOBC), a Reunião do Grupo de Trabalho IOBC-WPRS “Protecção Integrada em Viticultura”.
Esta conferência internacional decorrerá de 5 a 8 de Novembro de 2019, em Vila Real e tem como objectivo reunir cientistas, investigadores, técnicos de viticultura, estudantes e empresas subsidiárias do sector vitícola que desenvolvem ou aplicam estratégias fitossanitárias de protecção integrada ou controlo biológico.
A protecção de plantas na viticultura é assunto de discussão devido aos efeitos indesejáveis do uso de pesticidas na saúde humana e no meio ambiente. A UE lançou várias medidas para reduzir os impactos negativos das práticas de gestão intensiva e para promover a transição para métodos de gestão de pragas mais ecológicos.
Segundo a organização do evento, “a pesquisa neste campo está a produzir excelentes resultados, mas a sua tradução para a prática ainda é um desafio”.
Controlo biológico e protecção integrada em viticultura
Esta conferência internacional tem como objectivo reunir cientistas, pesquisadores, estudantes e consultores que trabalham com controlo biológico e protecção integrada em viticultura. Esta conferência oferece oportunidades para compartilhar ideias e discutir os resultados da pesquisa actual.
Tópicos propostos para a Conferência:
- Avanços no conhecimento e novas soluções contra doenças
a) Patógenos – interacções entre plantas
b) Variedades resistentes: forças e fraquezas
c) Induzir resistência por meios químicos ou agro-técnicos
d) Patógenos – relações artrópodes - Novas estratégias no controle de pragas de artrópodes
a) Conservação do controle biológico na viticultura
b) Bioecologia e manejo de pragas invasivas na viticultura
c) Interrupção na comunicação e controle de pragas - Manejo sustentável de solo e ervas daninhas
a) Alternativas aos herbicidas
b) Estratégias de manejo do solo: implicações para o controle de pragas - Implementação de IPM e ferramentas para viticultura sustentável
a) Novas tecnologias e produtos destinados a reduzir o uso de pesticidas
b) Viticultura orgânica: oportunidades e limitações
A IOBC
A IOBC foi fundada em 1955 para promover o meio ambiente, métodos seguros de controle de pragas e doenças na protecção de plantas.
Os membros da WPRS são cientistas individuais, organizações governamentais, científicas ou comerciais de 24 países da Europa, região do Mediterrâneo e Médio Oriente.
A IOBC-WPRS incentiva a colaboração na promoção de métodos viáveis e ambientalmente seguros de controle de pragas e patógenios.
Agricultura e Mar Actual