Início / Featured / GNR e Tekever testam redes sociais em resposta a simulacro de sismo

GNR e Tekever testam redes sociais em resposta a simulacro de sismo

A Guarda Nacional Republicana (GNR), em parceria com o grupo tecnológico português Tekever, testou a utilidade da utilização de redes sociais na resposta das autoridades públicas de segurança a situações de emergência.

O exercício, que teve lugar hoje, quinta-feira, na região do Sardoal, distrito de Santarém, previu a simulação de um sismo de 7,3 na escala de Richter, com várias réplicas e ocorreu no âmbito do projecto europeu Soteria (http://soteria.i112.eu). Os cerca de 70 operacionais da GNR no terreno foram chamados a intervir em várias situações de emergência, entre as quais se destacaram o auxílio a vítimas soterradas em escombros, derramamento de produtos altamente inflamáveis e busca e salvamento de um participante de Geocaching.

Durante o exercício, as autoridades no Centro de Comando e Controlo de Operações da GNR receberam informações em tempo real enviadas por utilizadores particulares da rede social Twitter. “Foi a primeira vez que estas ferramentas foram utilizadas com vista a obtenção de informação e ao apoio à tomada de decisão das autoridades no terreno”, diz a GNR em comunicado.

“A actualização e rapidez da informação são cruciais para o processo de tomada de decisão, tornando assim o socorro às vítimas mais rápido e eficaz. A aquisição desta capacidade de análise de informação em tempo real permite uma gestão operacional mais eficiente dos meios humanos e matérias no terreno“, explica Luís Fera, major da GNR e director do exercício Soteria Sardoal.

“As informações recolhidas em redes sociais e avaliadas pelo nosso sistema foram cruciais para uma reacção mais rápida e eficiente das autoridades. Por exemplo, as testemunhas de situações de emergência, ao fornecerem informações geo-referenciadas e alguns detalhes como o número de pessoas feridas ou problemas de acesso ao local do acidente, estão a permitir uma resposta mais eficaz das autoridades competentes”, diz Pedro Sinogas, administrador da Tekever e líder do consórcio.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Marinha acompanha Força Naval Russa em direcção ao Mediterrâneo Oriental

Partilhar              A Marinha Portuguesa informa que, na sequência do continuado movimento de meios navais russos em …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.