A APS e PSA Sines organizaram hoje, 4 de Dezembro, uma sessão com vista à apresentação do novo modelo de entrega e recolha de mercadorias, por modo rodoviário, no Terminal de Contentores do Porto de Sines, num evento que contou com a presença de cerca de 50 representantes de várias empresas transportadoras.
Este modelo contempla o ordenamento dos acessos ao terminal, nomeadamente no que respeita à sinalização e à criação de zonas de espera para veículos pesados, assim como a melhoria do processo de controlo de identidade e confirmação de autorização de acesso dos motoristas.
Arranque em 2019
A entrada produção deste novo modelo, no início de 2019, irá permitir reduzir os tempos de operação, potenciando uma maior eficiência na alocação e utilização de recursos do terminal e dos transportadores.
Os inputs recebidos dos vários stakeholders presentes irão contribuir para a implementação de um primeiro projecto-piloto, no qual participarão algumas empresas transportadoras, o concessionário do terminal e as autoridades competentes. Numa fase seguinte o modelo poderá ser alargado às outros transportadores e instalações portuárias.
Melhoria da competitividade
Este projecto contribuirá para a melhoria das condições de competitividade do Porto de Sines, visando a melhoria do serviço prestado aos clientes desta infraestrutura portuária.
A APS — Administração dos Portos de Sines e do Algarve é a entidade responsável por assegurar o exercício das competências necessárias ao regular funcionamento do Porto de Sines e dos Portos comerciais de Faro e de Portimão nos seus múltiplos aspectos.
Porto de águas profundas
O Porto de Sines é um porto de águas profundas, líder nacional na quantidade de mercadorias movimentadas e apresenta condições naturais ímpares na costa portuguesa para acolher todos os tipos de navios. Dotado de modernos terminais especializados, pode movimentar os diferentes tipos de mercadorias, está aberto ao mar e conta com excelentes acessibilidades marítimas sem constrangimentos.
É o principal porto na fachada ibero-atlântica, cujas características geofísicas têm contribuído para a sua consolidação como activo estratégico nacional, sendo, por um lado, a principal porta de abastecimento energético do país (petróleo e derivados, carvão e gás natural) e, por outro, posiciona-se já como um importante porto de carga geral/contentorizada com elevado potencial de crescimento para ser uma referência ibérica, europeia e mundial.
Agricultura e Mar Actual