O Vinho Verde Wine Fest realiza-se pela segunda vez no Brasil mas estende-se, este ano, a uma nova cidade: São Paulo recebe, a 30 de Novembro e 1 de Dezembro, o evento realizado pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) que, depois de estar no Rio de Janeiro a 23 e 24 de Novembro, amplia a presença num dos principais mercados de exportação do Vinho Verde.
A 23 e 24 de Novembro, o Shopping Village Mall, na Barra da Tijuca, recebe 24 produtores com uma selecção de mais de cem vinhos com diferentes perfis a harmonizar com propostas apresentadas em showcooking pelo Chef brasileiro Ricardo Lapeyre (restaurante Giuseppe Mar) e o pelo Chef português Renato Cunha (restaurante Ferrugem). Masterclasses, conversas com vinho, cocktails e música ao vivo complementam um programa de dois dias para #vinhoverdewinelovers cariocas.
Estreia em São Paulo
Uma semana mais tarde, o Vinho Verde Wine Fest Brasil estreia-se em São Paulo, na Casa da Fazenda do Morumbi, com 23 produtores a fazer a aproximação aos consumidores de um mercado mais conhecedor e com mais cultura de consumo de vinhos, beneficiando ainda do facto de os Vinhos Verdes serem dotados de um perfil que casa na perfeição com o clima e com a gastronomia brasileira.
Após quatro anos de realização do Vinho Verde Wine Fest na Alfândega do Porto e registando uma média anual de 25 mil visitantes, a CVRVV reforça a internacionalização do conceito no quarto maior mercado de exportação de Vinho Verde, que tem vindo a registar um crescimento sustentado, com aumentos na ordem dos 40% no último ano.
Exportações dos Vinhos Verdes para o Brasil crescem 300%
Em pouco mais do que uma década, o crescimento das exportações dos Vinhos Verdes para o Brasil foi na ordem dos 300%, representando cerca de 5 milhões de euros em facturação e mais de 2 milhões de litros.
Mais informações sobre o programa e condições de acesso podem ser consultadas aqui.
Agricultura e Mar Actual