Produção na maçã e na pêra regista reduções de produtividade

A apanha da maçã terminou na primeira quinzena de Outubro. Nas principais regiões produtoras de maçã de Trás-os-Montes registaram-se condições meteorológicas desfavoráveis na fase da floração/vingamento e precipitações intensas sob a forma de granizo em Junho, que provocaram reduções de produtividade face à campanha anterior.

Dizem as previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 31 de Outubro que, posteriormente, e duma forma mais abrangente em termos territoriais, a onda de calor do início de Agosto provocou situações de queima dos frutos mais expostos.

A produção deverá rondar as 278 mil toneladas, o que representa uma redução de 15% em relação a 2017. Em termos de qualidade as maçãs apresentaram boas características organoléticas e colorações normais.

Pêra atacada por estenfiliose

Quanto à pêra, e após um reforço das equipas de campo no sentido de evitar a exposição prolongada dos frutos às temperaturas elevadas, foi possível terminar a colheita em Setembro.

Ao longo do ciclo produtivo registaram-se alguns problemas na floração/vingamento, com efeitos negativos na quantidade de flores viáveis e na carga de frutos vingados, situação posteriormente agravada com a exposição à onda de calor do início de Agosto.

Este fenómeno meteorológico, que afectou uma quantidade considerável de pomares, teve como principal consequência a paragem do crescimento dos frutos, que não alcançaram os calibres expectáveis, dizem os técnicos do INE.

Foram ainda registados ataques importantes de estenfiliose, que em alguns pomares impediram a colheita de mais de 1/3 da produção.

O INE estima uma redução da produção de 20% face à campanha anterior, para as 162 mil toneladas. De referir que, apesar do menor calibre, as pêras apresentaram boa qualidade organolética.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

IPMA e Ordem dos Biólogos assinam protocolo para reforçar literacia do mar e atmosfera nas escolas

Partilhar              O O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera e a Ordem dos …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.