O Uzbequistão é o 47.º Estado-membro da OIV — Organização Internacional da Vinha e do Vinho. A OIV reforça assim a presença dos países da Ásia Central dentro na sua estrutura.
Segundo o ministro dos Assuntos Exteriores, Abdulaziz Kamilov, o Uzbequistão quer através desta adesão “contribuir nos esforços empreendidos pelo seu governo para desenvolver um sector vitivinícola em plena mutação e que foi objecto de um plano de desenvolvimento promovido pelo Presidente da República”, daquele país.
Líder nas uvas frescas
Durante um encontro com o embaixador do Uzbequistão em França, o director-geral da OIV expressou a sua satisfação pela entrada na Organização daquele país, que é o mais importante produtor de uvas da Ásia Central e um dos líderes na exportação de uvas frescas.
A produção de uvas frescas concentra-se principalmente no Sul do país, Samarcanda, nas regiões de Surkahandarya e no vale de Ferganá, graças ao extenso período quente, que se estende desde a Primavera até ao Outono e que favorece a produção de umas quarenta variedades diferentes.
Agricultura e Mar Actual