O Secretariado da Plataforma Alentejo, com o apoio e a colaboração da Rede Mov/Universidade de Lisboa, promove o Seminário subordinado ao tema do Transporte Ferroviário Regional no Alentejo, acessibilidades,
sustentabilidade e território.
O evento realiza-se no dia 26 de Outubro, a partir das 15 horas, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa.
Melhorar a acessibilidade do Porto de Sines
“A recuperação do sub-sistema ferroviário do Alentejo traz consigo uma nova visão estratégica das acessibilidades regionais, nacionais e internacionais, permitindo afirmar o Aeroporto de Beja como complemento aos aeroportos de Lisboa e de Faro e melhorar a acessibilidade do Porto de Sines ao seu hinterland”, afirmam os responsáveis pela Plataforma Alentejo.
Para aqueles responsáveis, o aproveitamento desta infra-estrutura estratégica e operacional, quer no tráfego de passageiros, quer no de mercadorias, “servirá da melhor forma o modelo policêntrico da Região do Alentejo e do País.
Oradores
Entre os oradores do Seminário contam-se Prof. Manuel Tão, Investigador a Universidade do Algarve (Potencialidades do sub-sistema ferroviário e aeroportuário do Alentejo); Prof. Fernando Nunes da Silva, Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico (Acessibilidade ferroviária e ordenamento do território e urbanismo); Profª. Eloïse Libourel, Investigadora Associada do LVMT-Laboratoire Ville Mobilité Transport na École Nationale des Ponts et Chaussées, Paris (Potencialidades da geografia da ferrovia regional); e Prof. Bruno Faivre D’Arcier, Professor Emérito da Universidade de Lyon 2 (Economia e finanças do transporte ferroviário regional).
Para mais informações sobre o Seminário e a Plataforma, contactar através do telefone 965 972 372 ou do e-mail plataforma.alentejo18@gmail.com.
Ver também:
Plataforma Alentejo reúne na AR com BE, CDS e PCP para mostrar importância da ferrovia
Agricultura e Mar Actual