A Expodemo abre no dia 14 de Setembro e encerra dois dias depois. É o certame de maior dimensão e mais concorrido da região. Uma feira de negócios de exaltação à maçã, fruto da terra, das raízes e da Luz, que se assume como um “importante cartaz turístico e cultural” organizado pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira.
No dia 14 de Setembro, às 18h30, a Expodemo, Festa da Maçã, em Moimenta da Beira, é inaugurada em cerimónia oficial presidida pelo ministro-adjunto do primeiro-ministro, Pedro Siza Vieira.
São cerca de oito mil metros quadrados de área em redor dos Paços do Concelho, no miolo mais urbano e emblemático da vila de Moimenta da Beira. O recinto vai albergar 160 expositores, três palcos, várias áreas comerciais e institucionais e outros espaços de lazer e conforto.
O programa, os destaques, os expositores, o mapa do recinto, os patrocinadores e os apoios institucionais e privados. Está tudo online no novo site da Expodemo, mais uma plataforma digital de comunicação do certame com o público internauta, aqui.
Consulte o programa completo aqui.
Uma feira além fronteiras
A autarquia de Moimenta da Beira já garantiu a presença do Embaixador da Austrália, que vai inaugurar a exposição “Arte Indígena Australiana”.
Peter Rayner, Embaixador da Austrália em Portugal, e José Eduardo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, inauguram na sexta-feira, 14 de Setembro, às 19 horas, no âmbito do programa cultural da Expodemo, a exposição “Arte Indígena Australiana” no átrio dos Paços do Concelho moimentense, que vai estar patente ao público até dia 26 de Outubro de 2018.
16 pinturas de cinco artistas
São 16 pinturas de cinco artistas naturais das ilhas australianas do Estreito de Torres, ilhas descobertas pelo capitão Luís Vaz de Torres, que se crê ter nascido em Portugal por volta de 1565, e que, ao serviço da coroa espanhola, descobriu o Estreito em 1606 quando ia a caminho de Manila, nas Filipinas.
Cultura dos seus antepassados
Alick Tipoti, Glen Mackie, Joel Sam, Solomon Booth e Victor Motlop, os cinco artistas plásticos que expõem em Moimenta da Beira, expressam de forma gráfica a cultura dos seus antepassados e conseguiram despertar o interesse internacional na arte dos seus povos.
Recorrendo a técnicas modernas, narram lendas e mitos das suas tribos, nas quais predomina uma forte ligação ao mar, combinando um sólido sentido pictórico com o uso apurado de cores e texturas.
Os seus trabalhos são considerados dos mais imaginativos e estilisticamente entusiasmantes de entre a arte indígena australiana contemporânea, tendo alcançado visibilidade além-fronteiras, graças à participação em várias mostras e eventos internacionais, trabalhos comissionados por instituições de renome e importantes distinções recebidas.
Campanha mediática na televisão
Mas, um embaixador não chega para a autarquia de Moimenta da Beira. Dar notoriedade à Expodemo, a festa da maçã, passa ainda pela campanha televisiva.
Assim, um vídeo de promoção da Expodemo vai começar a passar na TVI a partir de domingo, 9 de Setembro. O spot, com a duração de 20 segundos, passará 10 vezes naquele canal de televisão, líder de audiências, algumas das quais em horário nobre como acontecerá na terça-feira, 11 de Setembro, no intervalo do “Jornal das 8”, cerca das 20h15. Também em várias rádios regionais, e numa nacional, a Câmara apostou na promoção do evento, tal como nos jornais.
A Expodemo é uma feira de negócios, é a Festa da Maçã, fruto da terra, das raízes e da Luz, que se realizará pelo sétimo ano consecutivo no miolo mais urbano e emblemático da vila, e que se assume hoje como um importante cartaz turístico e cultural organizado pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira, o coração da maçã, diz fonte institucional da autarquia.
Expodemo ’18, o mapa do recinto no miolo urbano de Moimenta da Beira
Agricultura e Mar Actual