Início / Featured / Dragagem do porto de Ericeira decorre a bom ritmo, garante DGRM

Dragagem do porto de Ericeira decorre a bom ritmo, garante DGRM

A dragagem do porto da Ericeira, sob responsabilidade da DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, decorre a bom ritmo, devendo estar concluída no final do corrente mês de Julho.

Será dragado um volume total de 60.000 m3 de sedimentos da bacia portuária, de modo a repor as cotas de serviço estabelecidas para este porto, com a imersão dos dragados a ocorrer na deriva litoral a sul deste porto.

Assoreamento desde 2010

A bacia do porto da Ericeira tinha vindo a ser alvo de um franco assoreamento desde 2010, pelo que o projecto de intervenção neste porto contempla a dragagem da bacia portuária no sentido da restituição das cotas de fundo necessárias à normal operacionalidade portuária e de modo a garantir as condições de segurança de pessoas e embarcações que demandam a este porto.

A dragagem foi adjudicada à empresa Manuel Maria de Almeida e Silva& CA, pelo valor de 532.098 euros.

Trabalhos em curso

Recorde-se que o projecto de intervenção neste porto contempla também a execução de trabalhos de reparação do quebra-mar de tropeção, que contempla a reparação e reforço da cabeça da estrutura, através da colocação blocos Antifer de 550 kN, em substituição dos actuais blocos, e na materialização de uma banqueta no pé de talude do manto resistente.

Estes trabalhos no quebra-mar terão inicio a curto prazo e representarão um investimento de 2.763.810 euros, contando com co-financiamento do MAR 2020.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.