O Azeite Biológico Olival dos Arrifes, produzido pelo Esporão, foi considerado o Melhor Azeite do Mercado, no Concurso Nacional de Azeites de Portugal 2018, organizado no âmbito da Feira Nacional de Agricultura, em Santarém.
Com origem no Olival dos Arrifes, este azeite de terroir é produzido com as variedades de azeitona Cobrançosa e Arbequina, resultando num azeite “harmonioso, complexo, ligeiramente picante e mediamente amargo, ligeiramente adstringente, com um final de boca que lembra frutos secos”. As azeitonas provêm dos 80 hectares de olival certificado para produção biológica da Herdade do Esporão e são alvo de uma criteriosa selecção desde o campo até ao lagar.
Medalhas de ouro
Além desta distinção, o júri atribuiu medalhas de ouro ao Azeite Biológico Olival dos Arrifes em duas categorias: Azeite em Modo de Produção Biológico e Azeite Frutado Verde Suave.
O Azeite Virgem Extra Galega – Herdade do Esporão conquistou a medalha de prata na categoria de Azeite Frutado Maduro e o Azeite Virgem Extra Biológico Quinta dos Murças conquistou a medalha de bronze na categoria Frutado Verde Suave. O Azeite DOP Norte Alentejano também recebeu a medalha de ouro.
Com o novo lagar, localizado na Herdade e inaugurado em 2016, o Esporão “continua a produzir azeites de qualidade, de acordo com os valores culturais tradicionais e utilizando apenas processos de produção que permitem preservar o sumo extraído do fruto e os seus importantes benefícios”, salienta fonte da produtora.
Medalhas em vários concursos nacionais e internacionais
No passado mês de Abril, o Azeite Biológico Olival dos Arrifes conquistou a medalha de prata no New York International Olive Oil Competition (NYOOC), na categoria Organic Delicate Blend.
Em Maio, no Concurso de Azeite Virgem Feira Nacional de Olivicultura 2018, o Azeite Biológico Olival dos Arrifes venceu a medalha de ouro nas categorias Azeite Biológico e Azeite de Quinta. Neste concurso, o Azeite DOP Norte Alentejano foi galardoado com a medalha de ouro e na categoria Azeite Galega, o Azeite Virgem Extra Galega – Herdade do Esporão também venceu a medalha de ouro.
Agricultura e Mar Actual