Início / Agenda / Manuel Maria Costa Grave é o Melhor Jovem Agricultor 2018

Manuel Maria Costa Grave é o Melhor Jovem Agricultor 2018

O prémio de “Melhor Jovem Agricultor 2018”, iniciativa que tem como objectivo valorizar e premiar os novos projectos na área agrícola e cujo vencedor vai representar Portugal no Concurso Europeu em Bruxelas, foi hoje, 6 de Junho, atribuído a Manuel Maria Costa Grave, sócio gerente da Gravera, no âmbito do 7º Seminário “A Importância dos Jovens Agricultores na União Europeia”.

O prémio foi entregue na 55ª Feira Nacional de Agricultura/65ª Feira do Ribatejo, evento que decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, até ao próximo dia 10 de Junho.

Oportunidades na PAC Pós 2020

No seminário “A Importância dos Jovens Agricultores na União Europeia”, abordaram-se as perspectivas futuras dos Jovens Agricultores e as oportunidades na PAC Pós 2020.

Esta iniciativa contou com a participação do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, do eurodeputado Nuno Melo e de deputados de várias bancadas parlamentares como Pedro do Carmo (PS), Nuno Serra (PSD), Patrícia Fonseca (CDS) e João Ramos (PCP).

World Olive Oil Summit (WOOS)

Amanhã, 7 de Junho, a Feira Nacional de Agricultura é o palco do “World Olive Oil Summit (WOOS)”, evento que contará com a presença de especialistas nacionais e internacionais da fileira do azeite e que engloba o “Congresso Nacional de Azeite (7 e 8 Junho) e o “Simpósio de Olivicultura (7 e 8 Junho)”.

O dia de quinta-feira é também o Dia de Santarém. A autarquia oferece convites a todos os que residem ou trabalham no concelho de Santarém. Quem levar um Barrete de Campino (genuíno) ou provar que está registado na APP do Municipio também poderá entrar na FNA 18 sem pagar entrada. Uma oportunidade a não perder.

Na agenda política, realce para a visita do líder do PSD, Rui Rio, que estará no certame a partir das 18 horas.

Estratégia Nacional para o Sector Hortofrutícola

Ainda hoje, o certame recebeu o Workshop organizado pela FNOP – Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas “Estratégia Nacional para o Sector Hortofrutícola”, que teve como intuito apresentar as novas medidas previstas no âmbito da Politica Agrícola Comum, os eventuais constrangimentos para o sector, fazer um balanço da produção e traçar perspectivas de futuro. Esta iniciativa contou também com a participação do IFAP, do GPP e da DRAP/LVT.

Reforma da Floresta

A Reforma da Floresta foi o mote para mais um seminário organizado pela CAP que propôs a criação de um observatório de política florestal – independente e credível – com todas as entidades do sector e que possa avaliar a real execução das medidas relativas à floresta.

Durante o encontro, ficou patente a necessidade de estabelecer um consenso nacional à volta desta temática e que a legislação não pode estar sujeita aos ciclos políticos.

O colóquio teve a participação de várias organizações de produtores florestais como o Fórum Florestal, UNAC, FNAPF e CELPA.

Melhoramento das Variedades de Oliveira

Mas na Feira Nacional de Agricultura há eventos a toda a hora. Ali a agricultura não pára. A “Conservação e o Melhoramento das Variedades de Oliveira”, a “Certificação de Plantas de Oliveira” e o “Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos” no Olival foram questões abordadas no seminário organizado pela DGAV sobre a “Produção de Plantas e Protecção Fitossanitária da Oliveira”.

Já o “Modo de Produção Biológico de Produtos de Origem Animal” foi o tema do colóquio que teve organização conjunta da DGAV e da DGADR. Este Seminário teve como objectivo promover e dinamizar a discussão deste tema para agricultores, produtores, técnicos e entidades com actividade nesta área.

A “Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica” e o “Abate e Desmancha de Animais Biológicos” foram as questões abordadas.

Alimentação Saudável

A “Alimentação Saudável” foi o foco do debate organizado pela “Food Awards” em parceria com o LIDL. A discussão incidiu nos actuais e futuros desafios agro-alimentares, num contexto global de mudança ambiental e social em que é necessário corresponder às novas expectativas dos consumidores de segurança alimentar sem esquecer a sustentabilidade, as alterações climáticas e a alimentação global.

Os cuidados a ter nas explorações para prevenir complicações em vacas leiteiras no pós-parto e um bom planeamento alimentar de modo a obter melhor performance e rendimento com a vacada foram os objectivos dos colóquios organizados pela Plurivet e que decorreram durante a tarde.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Associação Empresarial da Póvoa de Varzim celebra 131 anos de existência

Partilhar              A AEPVZ — Associação Empresarial da Póvoa de Varzim assinalou, este sábado, o seu 131º …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.