O Festival da Batata 2018 realiza-se nos próximos dias 16 e 17 de Junho na Misericórdia, Moita dos Ferreiros na Lourinhã. O evento terá um vasto programa de actividades técnicas e lúdicas.
Logo no primeiro dia, após o almoço em que a iguaria principal será claro está, a batata, haverá uma palestra sobre pragas de quarentena da batata, mais concretamente sobre a “Tecia Solanivora – Sintomas, estragos e estratégias de luta”, com a presença de Ana Paula Carvalho da DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária.
Será abordado o Plano de Contingência que a será implementado em Portugal, a propósito desta praga com efeitos devastadores na cultura da batata não só no campo, mas também em armazém.
Jornadas técnicas
“Felizmente por enquanto a praga ainda não chegou a Portugal, pelo que o conhecimento da morfologia e dos estragos provocados por esta praga é essencial para a rápida identificação, prevenção e erradicação, por um maior número de operadores ligados ao sector, assim o esclarecimento de duvidas e questões técnicas é o principal objectivo desta palestra”, refere fonte da Porbatata – Associação da Batata de Portugal.
Do vasto programa de actividades técnicas e lúdicas, a Porbatata destaca as jornadas técnicas no sábado dia 16. De manhã haverá visitas aos campos de ensaio de batata das várias casas de sementes.
Ver também:
Praga da batata: DGAV alerta para risco de introdução da Tecia solanivora em Portugal
Agricultura e Mar Actual