O ministro da Agricultura, Capoulas Santos acredita que a proposta da Comissão Europeia de cortes de 5% na Política de Coesão e na Política Agrícola Comum é “inaceitável”. Em declarações à TSF, o ministro da Agricultura assegurou que esta questão não lhe agrada, mas também não é uma surpresa.
O ministro refere ainda que a proposta será analisada ao detalhe, mas “à partida é inaceitável para Portugal”.
Orçamento de 365 M€
A nova Política Agrícola Comum (PAC) pós 2020 terá um orçamento de 365 mil milhões de euros. A Comissão Europeia propõe ainda um fundo de reserva de 10 mil milhões provenientes do futuro programa de ciência, para financiar a investigação e inovação, na agricultura.
“Devo dizer que é uma visão que não me agrada mas também não me surpreende. A proposta reflecte as consequências da saída do Reino Unido que era um contribuinte líquido da União”, diz Capoulas à TSF.
Soluções
Contudo, o governante ressalva que tem de haver outras soluções. “Acho que a UE, sobretudo num momento em que carece de se afirmar no plano internacional, deve encontrar alternativas financeiras à saída do Reino Unido, o que passa por arranjar novas fontes de financiamento dos seus recursos próprios e que passa pelo aumento da comparticipação financeira dos estados-membros que a compõem”.
Agricultura e Mar Actual