A FIPA — Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares está a organizar uma acção de formação dedicada aos Aditivos Alimentares. Esta realiza-se no próximo dia 15 de Maio de 2018, das 9h30 às 17h30, na Sala de formação da FIPA, em Lisboa.
A formação destina-se a responsáveis de qualidade, de I&D e de produção e colaboradores envolvidos e tem como objectivos apresentar de forma sucinta os vários grupos de aditivos e a sua utilização bem como as ferramentas facilitadoras da informação sobre os mesmos.
Conservação dos alimentos
Os aditivos, explica a organização, desde há muito se usam no fabrico e conservação dos alimentos, mesmo antes de serem conhecidos como tal. A sua importância “é enorme na indústria alimentar não só pela possibilidade de produção de alimentos com maior durabilidade permitindo fazer chegar os alimentos a consumidores mais distantes bem como na diferenciação dos produtos”, acrescenta a mesma fonte.
A regulamentação que se lhes aplica é vasta e está em permanente actualização quer por via da lista de aditivos autorizados quer pelas condições de utilização. A nível de segurança alimentar a EFSA tem um painel específico para avaliação de novos aditivos bem como reavaliação dos existentes e das condições de uso de modo a assegurar a segurança dos mesmos.
Inscrições aqui.
Programa
- Apresentação
- O que são e quais as funções dos aditivos alimentares
- Os grupos de aditivos
- Os aditivos autorizados e o papel da EFSA
- A regulamentação aplicável
- Instrumentos europeus facilitadores da informação sobre os aditivos aprovados e as condições de utilização
- A informação ao consumidor
Agricultura e Mar Actual