A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, dos Açores, no âmbito da política de promoção da diversificação da produção agrícola, da inovação e da criação de emprego, implementou em parceria com a ARCOA – Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos da Ilha de Santa Maria um plano com o objectivo de criar condições para a produção de queijo de ovelha ou de mistura.
Nesse sentido, através da Direcção Regional da Agricultura, já foi promovida uma acção de formação em ovinos e caprinos que abrangeu 19 produtores de Santa Maria, 14 dos quais se encontram até sábado a visitar regiões do continente português vocacionadas para este tipo de produção, nomeadamente Azeitão, Vaiamonte e Oliveira do Hospital.
O passo seguinte passa pela importação de uma primeira remessa de animais para verificação da sua adaptação às condições da ilha e, também, para experimentação dos tipos de queijo que poderão ser comercializados.
“O queijo de ovelha poderá constituir-se como mais um factor de dinamização e inovação na agricultura mariense e tornar-se mais um cartão-de-visita gastronómico de Santa Maria, contribuindo assim para potenciar o desenvolvimento económico da ilha”, diz o governo dos Açores.
Agricultura e Mar Actual