As plantações de batata de regadio estão atrasadas, já que as condições de encharcamento não permitiram a adequada preparação dos terrenos, revelam as previsões agrícolas em 31 de Março 2018 do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Abril de 2018, as plantações anteriores decorreram sem problemas, exceptuando algumas situações em que, devido à saturação dos solos, ocorreu o apodrecimento dos tubérculos.
Os técnicos do INE prevêem reduções de 5% na área de batata de regadio e 10% na de sequeiro, face à campanha anterior.
Chuva beneficia desenvolvimento de matéria verde nas áreas forrageiras
Por outro lado, a precipitação abundante de Março conduziu a uma melhoria significativa do desenvolvimento vegetativo das áreas forrageiras, que apresentavam no final do mês uma maior disponibilidade de matéria verde.
Estima-se que, com o aumento das temperaturas e do número de horas de sol, se possam ultrapassar os atrasos verificados no início do ciclo, resultantes da anterior situação de seca prolongada.
O contributo dos alimentos conservados e rações industriais na alimentação dos efectivos baixou expressivamente para níveis próximos dos normais para a época e muito semelhantes aos do ano anterior, refere aquele Boletim.
Agricultura e Mar Actual