Início / Agenda / São Miguel recebe Seminário “Açores com Valor Acrescentado”

São Miguel recebe Seminário “Açores com Valor Acrescentado”

A Secretaria Regional de Agricultura e Florestas, através da Direcção Regional do Desenvolvimento Rural vai promover, no Parque de Exposições de São Miguel/Santana, a 26 de Abril, o Seminário: “Açores um valor acrescentado – Dia da Produção Regional”.

A produção, a transformação, a inovação, a cooperação e o consumo são as áreas que estarão em destaque neste evento, cuja sessão de abertura contará com a presença do secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, e do presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita.

Dia da Produção Nacional

A comemoração do Dia da Produção Regional coincide com o Dia da Produção Nacional, que se assinala desde 2011 e visa sensibilizar os consumidores para a importância social e económica da produção portuguesa, bem como apelar ao consumo do que é produzido no país.

O programa do seminário inclui, no período da manhã, intervenções de Maria Custódia Correia, sobre a importância da cooperação na produção, Vítor Tito, que abordará as sete grandes tendências no mercado da alimentação, e Pedro Pimentel, sobre a situação actual e as tendências futuras dos lacticínios.

Ainda antes do almoço, haverá uma intervenção de Mirjam Buil sobre inovação na transformação e Maria Canelhas abordará a cooperação no consumo.

Valorização da produção

Durante a tarde serão apresentados quatro casos relativos à valorização da produção, nomeadamente Rui Calouro, da BEL, falará sobre pastagens sustentáveis, Madalena Mota, do Chá Gorreana, abordará a cultura do chá, numa perspectiva de agricultura, turismo e internacionalização, Carlos Arruda, do INOVA, vai falar sobre a melhoria da competitividade do ananás dos Açores e o empresário João Monteiro fará uma intervenção sobre o valor acrescentado na horticultura.

Este seminário, que será encerrado pelo director Regional do Desenvolvimento Rural, Fernando Sousa, está aberto à participação de todos os interessados, incluindo agricultores e industriais do sector agro-alimentar, devendo a inscrição ser feita através do telefone 295 404 280 ou online, aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

FilCork estima produção de 4,5 milhões de arrobas de cortiça em Portugal em 2024

Partilhar              A FilCork – Associação Interprofissional da Fileira da Cortiça estima uma produção de cortiça na …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.