Uma delegação da Embaixada dos Estados Unidos da América, liderada pela Conselheira Comercial, Lora Baker, visitou o Porto de Sines no dia 19 de Abril com o objectivo de aprofundar o conhecimento sobre esta infra-estrutura portuária.
Durante a reunião com o conselho de administração da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, foram discutidas as oportunidades para o reforço das relações comerciais, utilizando Sines como porta atlântica da Europa.
Serviços regulares para os EUA
Com efeito, o Porto de Sines oferece actualmente vários serviços regulares semanais com os portos norte-americanos, localizados na costa do Atlântico, no Golfo do México e na Costa do Pacífico, através do Canal do Panamá, cujo volume total de tráfego tem vindo a aumentar nos últimos anos.
Por outro lado, a existência de um Terminal de Gás Natural com capacidade para receber este tipo de produto originário dos Estados Unidos, foi também um assunto detalhado durante o evento, assim como os planos de expansão portuária, com destaque para o novo Terminal Vasco da Gama.
Porto de águas profundas
A APS é a entidade responsável por assegurar o exercício das competências necessárias ao regular funcionamento do Porto de Sines e dos Portos comerciais de Faro e de Portimão nos seus múltiplos aspectos.
O Porto de Sines é um porto de águas profundas, líder nacional na quantidade de mercadorias movimentadas e apresenta condições naturais ímpares na costa portuguesa para acolher todos os tipos de navios. Dotado de modernos terminais especializados, pode movimentar os diferentes tipos de mercadorias, está aberto ao mar e conta com excelentes acessibilidades marítimas sem constrangimentos.
Agricultura e Mar Actual