A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, afirmou que Portugal quer criar uma estratégia nacional para a náutica de recreio concertada com os municípios, durante o II Encontro do Mar, na Ericeira.
“Temos de encontrar uma estratégia por regiões nestas matérias”, disse a ministra, referindo que as autarquias terão de debater para definir “as apostas que se têm de fazer em cada município”, de acordo com o potencial turístico que a náutica de recreio tem em Portugal.
Projecto-piloto
Ana Paula Vitorino destacou o projecto-piloto que está a avançar no Algarve, que contempla que o Porto de Faro passe a ter “uma vocação de lazer, para a náutica de recreio e para outras actividades marítimas”, acrescentando que é também o que se pretende fazer na região da Ericeira.
O Governo tem obras previstas para os principais portos de Portugal – Leixões, Viana do Castelo, Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa, Setúbal, Sines e Portimão – mas a ministra frisou que se está a fazer um esforço para haver “um planeamento plurianual de intervenções” para os portos mais pequenos e com vocação para a náutica de recreio.
Revisão do enquadramento legislativo
Neste âmbito, está também enquadrada a revisão do enquadramento legislativo para a náutica de recreio, que a ministra do Mar pretende que esteja concluída até ao final do primeiro semestre de 2018.
Agricultura e Mar Actual