O Relatório da Comissão Técnica Independente para a análise dos incêndios de 14 e 16 de Outubro de 2017 já está disponível online. O documento foi ontem, 21 de Março, entregue no Parlamento e envolve oito distritos das regiões Centro e Norte.
O documento, que actualiza para 48 o número de mortos nesse mês, conclui que falhou a capacidade de “previsão e programação” para “minimizar a extensão” do fogo na região Centro (onde ocorreram as mortes), perante as previsões meteorológicas de temperaturas elevadas e vento.
Factores meteorológicos
Segundo a Comissão Técnica, a junção de vários factores meteorológicos, descreve, constituiu “o maior fenómeno piro-convectivo registado na Europa até ao momento e o maior do mundo em 2017, com uma média de 10 mil hectares ardidos por hora entre as 16h00 do dia 15 de Outubro e as 5h00 do dia 16”.
Contudo, acrescenta, a Autoridade Nacional de Protecção Civil pediu um reforço de meios para combater estes incêndios devido às condições meteorológicas, mas não obteve “plena autorização a nível superior”, e a actuação do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foi “limitada” por falhas na rede de comunicações.
Pode fazer o download do relatório aqui.
Agricultura e Mar Actual