O projecto Vinovert quer conhecer a opinião de alguns relativos às práticas de protecção fitossanitária adoptadas pelos viticultores. Por isso tem um inquérito em curso com o objectivo de assegurar a competitividade, a longo prazo dos produtores.
O Vinovert é um projecto Interreg-SUDOE (2016-2019)/SOE1/P2/F0246, coordenado pelo Institut des Sciences de la Vigne et du Vin da Universidade de Bordéus (França) e integra equipas de investigação de França, Espanha e Portugal.
Tendências dos consumidores
Enquanto projecto inovador, insere-se nas tendências actuais manifestas na procura crescente dos consumidores por alimentos que lhes garantam, simultaneamente, qualidade e segurança alimentar e, ainda, sustentabilidade ambiental.
Neste âmbito, tem por objectivo assegurar a competitividade, a longo prazo, das empresas do sector vitivinícola do Sudoeste da Europa (zona SUDOE).
Conhecer alguns aspectos e opiniões relativos às práticas de protecção fitossanitária adoptadas pelos viticultores e obter informação sobre a existência, à escala nacional, de castas resistentes às doenças criptogâmicas e com potencialidades para serem utilizadas na zona SUDOE, são alguns dos objectivos deste projecto.
Parceiros portugueses
Para tal, três dos parceiros nacionais do Vinovert, Instituto Superior de Agronomia (ISA/Ulisboa), Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID), elaboraram um inquérito ao qual pode responder até 7 de Março, aqui.
Agricultura e Mar Actual