A Câmara Municipal de Mirandela está a promover a implementação de medidas minimizadoras do impacto do esvaziamento da albufeira do rio Tua na comunidade piscícola. A medida surge de acordo com uma recomendação do ICNF — Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta.
Esta directiva do ICNF surge no âmbito do pedido de autorização para a total abertura das comportas da Ponte Europa, de forma a viabilizar algumas intervenções necessárias da empreitada de Reabilitação do Espaço Público Envolvente ao Santuário de Nossa Senhora do Amparo, explica fonte institucional da autarquia.
Técnicos altamente qualificados
Uma equipa de técnicos altamente qualificados e experientes está em campo, a executar trabalhos de avaliação da qualidade da água com base na monitorização dos parâmetros físico-químicos e de avaliação do potencial comportamento anómalo dos peixes ou ocorrência de mortalidade.
Por outro lado, aquela equipa está a identificar a comunidade piscícola presente na albufeira e na proximidade e captura em zonas de comprovada impossibilidade de sobrevivência e posterior transferência de fauna piscícola e bivalves nativos ameaçados.
Agricultura e Mar Actual