A Unidade de Controlo Costeiro, através do Sub-destacamento de Controlo Costeiro da Nazaré, ontem, dia 16 de Fevereiro, apreendeu 14,7 quilogramas de meixão, na Nazaré.
A apreensão foi feita no decorrer de uma ação de fiscalização rodoviária, no âmbito da “Operação Meixão”, tenho sido fiscalizada uma viatura, na Estrada Nacional 242 – Nazaré, que transportava 14,7 quilogramas de meixão, totalizando um valor presumível no mercado nacional de 7.350 euros.
Pesca ilegal
A enguia europeia (anguilla anguilla), que na fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução do número de efectivos em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie.
A quantidade de meixão apreendido corresponde a cerca de 100 mil espécimes, podendo atingir o valor de mais de 110 mil euros no mercado final, nomeadamente em países asiáticos, refere um comunicado da Guarda Nacional Republicana (GNR).
O suspeito foi constituído arguido e sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência, tendo o meixão sido devolvido ao seu habitat natural.
Agricultura e Mar Actual