Início / Featured / GRN apreende 14,7 quilos de meixão na Nazaré

GRN apreende 14,7 quilos de meixão na Nazaré

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Sub-destacamento de Controlo Costeiro da Nazaré, ontem, dia 16 de Fevereiro, apreendeu 14,7 quilogramas de meixão, na Nazaré.

A apreensão foi feita no decorrer de uma ação de fiscalização rodoviária, no âmbito da “Operação Meixão”, tenho sido fiscalizada uma viatura, na Estrada Nacional 242 – Nazaré, que transportava 14,7 quilogramas de meixão, totalizando um valor presumível no mercado nacional de 7.350 euros.

Pesca ilegal

A enguia europeia (anguilla anguilla), que na fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução do número de efectivos em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie.

A quantidade de meixão apreendido corresponde a cerca de 100 mil espécimes, podendo atingir o valor de mais de 110 mil euros no mercado final, nomeadamente em países asiáticos, refere um comunicado da Guarda Nacional Republicana (GNR).

O suspeito foi constituído arguido e sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência, tendo o meixão sido devolvido ao seu habitat natural.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Azeites da Cooperativa de Moura conquistam número recorde de prémios nacionais e internacionais

Partilhar              Os azeites da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos já conquistaram este ano 23 medalhas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.