A AEP – Associação Empresarial de Portugal regressa ao Dubai, no Emirados Árabes Unidos, com uma comitiva de 21 empresas portuguesas para participar, entre os dias 18 e 22 de Fevereiro, pela 11ª vez consecutiva, na feira Gulfood 2018, dedicada à indústria Alimentar & Bebidas.
As empresas que integram a comitiva da AEP são a Ano 2000 (produtos alimentares), a Azcoa – Azeites do Coa (azeite, óleo e gorduras alimentares), a Binomio – Produtos Alimentares (chocolate e produtos de confeitaria); a Black & Yellow (chocolate e produtos de confeitaria); a Cerealis (massas alimentícias, cuscuz e similares); a Cister (sumos de frutos e produtos hortícolas); e a Cofaco Açores (conservação de produtos da pesca e da aquicultura em azeite e outros óleos vegetais).
Confeitaria e arroz
Na comitiva prontas para irem à Gulfood 2018 estão ainda a J. Dinis e Filhos (produtos de confeitaria); a Maçarico (conservação de frutos e de produtos hortícolas, azeitonas), a Mendes Gonçalves (condimentos e temperos); a Novarroz (arroz); a Prisca Alimentação (produtos à base de carne); a Sabores das Quinas (produtos alimentares); a Valente Marques (arroz); a Vieira de Castro (bolachas, biscoitos, tostas e pastelaria de conservação); e a Choconasa (produtos alimentares).
As restantes são a VHumana (leite, derivados e ovos); a Quinta de Jugais (produtos alimentares); a Lactaçores (produtos alimentares); a Nascente Divina – Águas do Alardo (águas minerais naturais e de nascente) e a JMV (café e chá).
Deste grupo, são vários os agentes económicos que se encontram a operar directamente nos mercados do GCC e MENA.
100.000 visitantes profissionais
Sendo considerado um dos dois mais importantes certames a nível mundial, a organização do evento estima uma afluência acima dos 100.000 visitantes profissionais, provenientes de mais de 180 países.
Durante o primeiro dia, o Pavilhão de Portugal receberá a visita do secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Alexandre Ferreira, do Embaixador de Portugal em Abu Dhabi, Joaquim Moreira Lemos, do delegado da AICEP, Nuno Lima Leite, e do vice-presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro.
O valor do sector alimentar nos Emirados Árabes Unidos ultrapassa os 7 mil milhões de dólares anuais, sendo que nos mercados do GCC este número ultrapassa os 30 mil milhões de dólares, aparecendo a Arábia Saudita como um dos principais importadores.
Esta missão é desenvolvida pela AEP, integrada no seu projecto “Business On the Way”, no âmbito do Portugal 2020 e Compete 2020, Programa Operacional da Competitividade e internacionalização, Eixo II – Projectos conjuntos – Internacionalização.
Agricultura e Mar Actual