Início / Agricultura / Centro de Frutologia Compal dá 60 mil euros em bolsas para festejar 5º aniversário
Cerimonia de encerramento da Academia do Centro de Frutologia Compal em Lisboa, Portugal a 29 de Novembro de 2017. Foto: AgenciaZero.net

Centro de Frutologia Compal dá 60 mil euros em bolsas para festejar 5º aniversário

Alguns meses de formação depois, a Academia 2017 do Centro de Frutologia Compal volta a entregar três bolsas de instalação, no valor de 20.000 euros cada, para instalação de explorações frutícolas.

No ano em que celebra o quinto aniversário, o Centro de Frutologia Compal assinalou o momento na sessão que encerra o programa de formação anual da Academia, ao dar voz àqueles que são os protagonistas da iniciativa desde a sua criação: os formandos.

Com apresentação de Jorge Serafim e a presença na plateia de vários dos membros que integram o Centro de Frutologia Compal, a sessão contou com um painel em que vencedores de anteriores edições da Academia partilharam os seus desafios e conquistas na área frutícola.

Alexandre Pacheco, Ricardo Tojal, Olívia Calvo e Carlos Matos falaram sobre a importância de terem participado nesta formação. “Aprendemos muito, mas o que mais ficou foi o respeito pela agricultura”, referiu Ricardo Tojal, com aspectos como “adaptabilidade das espécies e o escoamento de produção” a serem salientados por Alexandre Pacheco como conhecimentos relevantes que adquiriu.

A importância da formação

“Todas as horas de formação foram mesmo muito importantes”, reforçou Carlos Matos. Alexandre Pacheco acrescentou o quão a estratégia é fundamental para qualquer projecto frutícola: “É fundamental planearmos tudo muito bem”, já que “temos que ver se temos todas as condições para uma boa instalação”.

Olívia Calvo recordou, ainda, o lançamento do Compal de Maçã de Armamar e Limão de Resende, a primeira edição limitada lançada pelo Centro de Frutologia de Compal em Março deste ano e que foi feita a partir dos limões do pomar de Olívia. Aliás, estes foram mesmo “os primeiros daquela plantação”.

Bolsas de instalação

Em 2017, os empreendedores distinguidos da Academia do Centro de Frutologia Compal são Carla Cunha, Gonçalo Fialho e Nicolau Félix. Os seus projectos inovadores receberam bolsas de instalação no valor de 20.000 euros, atribuídas pelo júri da Academia.

Carla Cunha tem formação em Biologia e trabalha actualmente em Engenharia Biomédica. Arriscou e enveredou pela agricultura com a instalação de uma fruta pouco comum em Portugal: o kiwi, numa plantação de dois hectares, no concelho de Paredes. Carla vai agora também produzir dióspiro e marmelo e, graças à bolsa de instalação que recebeu, está já a pensar em “aumentar a exploração”.

Romã em modo biológico

No Alentejo está instalada a plantação de romã em modo de produção biológica de Gonçalo Fialho, representado pela irmã Inês Fialho, formada em Engenharia Agronómica. Inês participou nas muitas horas de formação em sala e visitas a explorações-modelo, numa experiência que considera “muito gratificante e importante para os produtores frutícolas de Portugal”, pelo “conhecimento de outras realidades” e em aspectos fundamentais como o escoamento de produtos e novas técnicas.

Com formação em Engenharia Agrícola, Nicolau Félix tem no seu projecto várias frutas (pêra, maçã, ameixa e ginja), instaladas em Óbidos, Bombarral e no concelho de Santarém, “tentando potenciar as características de cada local”. Nicolau assinala que a bolsa de instalação “vai ser muito importante” para poder concretizar o seu projecto “muito ambicioso”. Do seu período de formação na Academia, realça sobretudo o “conhecimento do ponto de vista técnico”, que avalia como “muito enriquecedor”.

José Jordão, presidente do Centro de Frutologia Compal, salienta que os objectivos para o futuro da iniciativa passam por “continuar o trabalho desenvolvido, fazendo mais e melhor a cada dia, para consolidar a existência de uma verdadeira fileira da fruta em Portugal, aumentando a competitividade da fruta nacional, apostando numa estratégia integradora que envolva os stakeholders-chave do sector”.

Formados 60 empreendedores frutícolas

Nos últimos 5 anos, a Academia do Centro de Frutologia Compal formou 60 empreendedores frutícolas, criando uma rede de networking que potencia novas colaborações e parcerias, e estreitando o contacto entre participantes e importantes players do sector agrícola nacional.

O Centro de Frutologia Compal foi criado em 2012 e tem como principal propósito valorizar e promover a fruta nacional, procurando estimular a inovação no sector frutícola e actuar ao longo da Cadeia de Valor da Fruta. Através de um trabalho conjunto, os 26 membros tornam possível a concretização das iniciativas, num conjunto de entidades e organizações do sector frutícola, instituições académicas, organizações de produtores e empresas de tecnologia agrícola.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

MSP-OR vence Atlantic Project Awards 2024 na categoria Oceanos Saudáveis e Zonas Costeiras Resilientes

Partilhar              O projecto europeu MSP-OR “Advacing Maritime Spatial Planning in the Outermost Regions”, coordenado pela vice-presidência …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.