O Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul de Portugal emitiu um novo pré-aviso de greve no Porto de Lisboa até 31 de Janeiro de 2016, estendendo assim a acção de contestação e protesto que decorre desde Novembro e que estava prevista decorrer até dia 21 de Janeiro. Recorde-se que este protesto, como ressalva o sindicato, apenas será colocado em prática caso as entidades empregadoras avancem para a contratação de “trabalhadores estranhos à profissão”, segundo refere fonte institucional da Associação dos Portos de Portugal.
Este novo pré-aviso de greve, que se fixa entre os dias 7 e 31 de Janeiro foi tornado público um dia depois das reuniões realizadas (estivadores e operadores portuários, em separado) com a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, reuniões essas que contaram com a presença da presidente da Administração do Porto de Lisboa, Marina Ferreira. Ambas as partes mostraram receptividade para reatar as negociações com vista à vigência de um novo contrato colectivo de trabalho.
Como sublinha o sindicato, caso as entidades empregadoras decidam avançar para a contratação de trabalhadores estranhos à profissão, a greve será aplicada “em todas as operações realizadas em qualquer terminal”, como atestou o dirigente sindical António Mariano, em declarações prestadas à agência Lusa.
Agricultura e Mar Actual