A 6ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã, realiza-se entre 16 e 26 de Novembro. Trata-se de um evento que pretende promover aquele “produto de excelência e que é considerado uma das três melhores aguardentes do Mundo”, diz fonte institucional da organização, a Câmara Municipal da Lourinhã.
Durante 10 dias, a Aguardente DOC Lourinhã será o ingrediente “estrela” de cerca de 40 receitas gastronómicas, que vão desde o doce ao salgado, passando por alguns dos pratos portugueses mais característicos, e que poderão ser apreciadas em 15 restaurantes.
Começando por um cocktail com Aguardente DOC Lourinhã ou um peixe marinado com citrinos e aguardente DOC Lourinhã; passando, depois, para um foie grass com aguardente DOC Lourinhã e frutos vermelhos; gambas flamejadas; uma salada d’Outono; Spaghetti al Nero di Gamberi ou um pastelão de batata doce com bacon aromatizado com Aguardente DOC Lourinhã, as “opções são variadas e de deixar água na boca. Para sobremesa, a aguardente combina na perfeição com uma mousse de chocolate; um pudim de café ou um cheesecake de caramelo e ananás ou um pudim de pêra Rocha do Oeste com Aguardente DOC Lourinhã”, salienta a mesma fonte autárquica.
Além da componente gastronómica, a iniciativa contará ainda com o já “afamado” Dia Aberto de Visita à Adega Cooperativa da Lourinhã, no dia 18 de Novembro às 15 horas (mediante inscrição prévia).
Das três melhores do Mundo
“A Aguardente DOC Lourinhã é uma das três melhores do Mundo e por isso um motivo de orgulho. Com a Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã, a autarquia pretende promover este produto da região e contribuir para a valorização e dinamização da economia local”, considera João Serra, vereador da Câmara Municipal da Lourinhã com o pelouro do Turismo e Competitividade.
“O sucesso das últimas cinco edições da iniciativa comprova, por si só, o interesse em experimentar esta reinvenção da abordagem à aguardente DOC Lourinhã”, conclui o responsável.
A Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã é organizada pela Câmara Municipal da Lourinhã, em parceria com os produtores Adega Cooperativa da Lourinhã e Quinta do Rol, e vários estabelecimentos de restauração.
A Região Demarcada de Aguardente Vínica de Qualidade com Denominação de Origem Controlada “Lourinhã” comemora 25 anos em 2017 (foi criada a 7 de Março de 1992) e é composta por cinco municípios (Lourinhã, Bombarral, Óbidos, Peniche e Torres Vedras). A Região, única em Portugal para a produção exclusiva de aguardentes vínicas, é uma das três regiões demarcadas da Europa.
Pode ver aqui as ementas.
Agricultura e Mar Actual