A colheita das espécies/variedades mais precoces de kiwi (Arguta e Soreli) decorreu desde meados de Agosto e até final de Setembro, estando prevista a colheita da principal variedade (Hayward) para o mês de Novembro.
Segundo as previsões agrícolas, em 30 de Setembro, o número de frutos por árvore é superior ao da campanha anterior mas, também nesta cultura, o excesso de calor e as baixas disponibilidades hídricas afectaram o normal desenvolvimento do fruto, prevendo-se calibres menores. Ainda assim, espera-se uma produtividade acima das 10 toneladas por hectare, próxima da média dos últimos 5 anos, refere o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas de Outubro de 2017 do Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
Produtividade dos soutos ao nível do ano anterior
Adiantam ainda os analistas do INE que nos soutos instalados em solos com menor capacidade de retenção de água, os castanheiros apresentam sinais de stress hídrico. Apesar de se registar um elevado número de ouriços por árvore, é de prever que a falta de precipitação de Setembro possa ter consequências quer no calibre da castanha quer, inclusivamente, no número de frutos que completam o desenvolvimento normal, pelo que se estima a manutenção da produtividade face à campanha anterior.
Agricultura e Mar Actual