Há um novo projecto nacional na área da gastronomia. Chama-se Go Foodies e vai estrear-se na próxima edição do Wine in Azores, que se realiza de 20 a 22 de Outubro no Parque de Exposições da Associação Agrícola de São Miguel, em Rabo de Peixe, Ribeira Grande.
Uma iniciativa inovadora no nosso País que aposta na valorização científica e turística do melhor que se produz e cozinha no País e no Mundo. Com a expertise de Nuno Nobre – que trabalha na área há mais de duas décadas – e a colaboração de parceiros “escolhidos a dedo, a Go Foodies chegou para revolucionar o universo gourmet”, diz fonte do projecto.
A viagem começa nos Açores. Como não podia deixar de ser. Na sua 9ª edição, o Wine in Azores conta com a presença de Nuno Nobre há 5 edições que, mais uma vez, vai “casar” conceitos de uma forma única. Além da valorização das algas, ouriços-do-mar e dos citrinos ancestrais do arquipélago, vai haver um imperdível pop up Go Foodies no qual o chef australiano Justin Jennings, do restaurante Downunder, foi desafiado a elaborar um menu que aproximasse os sabores australianos aos açorianos. Assim, vai poder provar Seafood Chowder (confeccionado com peixes açorianos menos valorizados), Asian Infused Rabo de Peixe Bouillabaisse, Hamburguer de Peixe Açoreano, Prego de Canguru e Pulled Pork Belly no bolo lêvedo ou Ceviche de Peixe Branco de Rabo de Peixe com Tremoço Açoreano.
Prova de vinho
E se vai ao Wine in Azores, aproveite para experimentar as sugestões dos produtores de vinho presentes e no dia 22 de Outubro, às 17 horas, participe no workshop “Aprenda a Provar Como Um Especialista”, com o escanção Manuel Moreira.
Uma oportunidade para provar bons vinhos, experimentar novos sabores e conhecer em primeira mão o Go Foodies, “o projecto que vai revolucionar a gastronomia açoriana” – em colaboração com a APPAQUA (Associação de Promoção dos Produtos de Aquicultura e Pescas dos Açores), Festival Caldo de Peixe de Rabo de Peixe, Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada, entre muitos outros) – nacional e internacional com iniciativas que abarcam o campo científico, gastronómico e turístico, acrescenta a mesma fonte.
Agricultura e Mar Actual