A CAMB — Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos foi nomeada pela direcção da revista Mais Alentejo para a categoria “Mais Azeite” da XVI Gala Oscares do Alentejo – um evento que irá realizar-se no próximo dia 3 de Novembro, no Casino Estoril, com o objectivo de premiar e reconhecer as personalidades, as instituições e os projectos que mais e melhor representam a qualidade do que nasce no Alentejo.
Nomeados estão também, na categoria Mais Azeite, a Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches, a João Portugal Ramos, o Monte de Portugal, e a Oliveira da Serra. A votação para os Oscares do Alentejo decorre até à meia noite do dia 30 de Outubro, podendo todas as pessoas escolher os seus preferidos aqui.
“Uma marca com 63 anos de vida só poderia colocar o melhor azeite nas mesas dos portugueses. E o melhor azeite caracteriza-se por manter as tradições e por garantir o bom paladar os produtos alentejanos. Algo que a CAMB garante com o seu Azeite de Moura DOP, nas referências virgem e virgem extra, que tem origem nas produções de azeitona dos seus cooperadores”, diz fonte institucional da Cooperativa.
Sem processos químicos
Com um processo de extracção exclusivamente mecânico e a frio, sem quaisquer outras operações para além da lavagem, da moenda, do batimento, da centrifugação e da filtragem, a elaboração do Azeite de Moura DOP exclui por completo os processos químicos de refinação de azeites defeituosos, ou a mistura de azeites virgens com azeites refinados, que dá pelo nome comercial de “azeite”.
Mas são também os azeites biológicos parte do sucesso da CAMB. Azeites obtidos a partir das produções de olivais que seguem o Modo de Produção Biológico, sem a utilização de qualquer produto químico de síntese nos controlos fitossanitários contra pragas e doenças.
No portefólio da CAMB destaca-se ainda o Azeite Salúquia – uma marca tradicional de Moura que apresenta um cunho lendário, do tempo em que os árabes ocupavam a Península Ibérica, e que faz hoje parte das rotinas gastronómicas dos portugueses que mais prezam a tradição e as raízes do Alentejo.
Premium
No final de 2016, a CAMB lançou a sua primeira referência premium – o Azeite Virgem Extra Premium CAMB que, em 2016, recebeu medalha de ouro em Los Angeles, duas estrelas de ouro no ITQI Bruxelas e menção honrosa em Pequim, tendo sido ainda premiado com medalha de ouro, na categoria frutado maduro, no concurso Mario Solinas (o principal concurso internacional na área dos azeites virgens extra, organizado pelo International Olive Oil Council).
Em 2017, este azeite foi distinguido como finalista da categoria frutado maduro no Mario Solinas Portugal e ganhou a medalha de ouro em Nova Iorque, continuando a ser reconhecido pela sua extraordinária qualidade.
Agricultura e Mar Actual