A Aicep – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal acaba de publicar a “Ficha de Mercado de Itália” (Agosto 2017), onde faz uma análise da economia italiana, das relações económicas Portugal-Itália e das condições de acesso ao mercado, apresentando também um conjunto de informações úteis para exportadores e investidores nacionais.
Itália é a 8ª economia a nível mundial (4ª da União Europeia). O país posicionou-se como 11º importador mundial de bens e 13º de serviços em 2016 (com quotas de 2,5% e 2,2% do total, respectivamente). De acordo com a UNCTAD, Itália ocupou a 20ª posição mundial em termos de stock de investimento directo estrangeiro (IDE) em 2016.
No que se refere ao relacionamento económico e comercial luso-italiano, em 2016, Itália foi o 8º mercado cliente de bens e serviços portugueses e o 5º fornecedor. As exportações portuguesas de bens e serviços para Itália cresceram 6,1% no último ano, atingindo perto de 2 377 milhões de euros (3,1% do total das vendas ao exterior).
Os analistas da Aicep destacam que o Governo italiano tem vindo a adoptar várias medidas, procurando atrair investimento estratégico e inovador em áreas como a revitalização do sector produtivo industrial, a criação de novos estabelecimentos (ex.: estímulo às empresas em fase de startup), a promoção do turismo, o desenvolvimento das regiões com dificuldades económicas e a protecção ambiental.
Pode consultar o aqui.
Agricultura e Mar Actual