A APSL – Associação Portuguesa de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano quer homenagear os cavalos que se distinguiram na última época no toureio. O concurso anual está lançado e as inscrições podem ser feitas até 31 de Janeiro de 2016.
Com o objectivo de promover o Cavalo Lusitano, a APSL procura cavalos na categoria de “Consagrados” e “Debutantes”. O regulamento e ficha de inscrição encontra-se aqui.
Na classe de “cavalos consagrados”, podem concorrer todos os cavalos ou éguas que tenham já toureado em épocas anteriores e que durante o ano de 2015 tenham saído em pelo menos dez touros, sendo destas pelo menos cinco em praças de Portugal.
Na classe de “cavalos debutantes”, podem concorrer todos os cavalos e éguas em que seja o primeiro ou segundo ano que toureiam em público, e que durante o ano de 2015 tenham saído em pelo menos seis touros ou novilhos; pelo menos três em praças de Portugal.
Podem concorrer às duas classes animais da raça Lusitana de ambos os sexos, desde que devidamente inscritos no Livro Genealógico e desde que previamente inscritos para o efeito e se montados por cavaleiros tauromáquicos praticantes ou de alternativa.
Os animais premiados são escolhidos por um júri cuja responsabilidade depende da direcção da APSL.
Agricultura e Mar Actual