O Festival do Bacalhau realiza-se de 9 a 13 de Agosto de 2017, no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré e promete as “mais saborosas receitas de bacalhau, confeccionadas por associações locais”. E até 4 de Agosto está aberta a votação para o concurso “O meu Bacalhau é melhor que o teu”, no Facebook do Festival (aqui).
Mas ir ao Festival do Bacalhau é muito mais do que ir comer bacalhau. De manhã à noite haverá inúmeras acções a decorrer, entre sessões de showcooking, degustações, concursos gastronómicos, workshops, mostras de artesanato, visitas ao Navio Museu Santo André e actividades desportivas, como a Corrida Mais Louca da Ria, a minimaratona ou as actividades náuticas. No Cais das Brincadeiras há também um vasto programa dirigido às crianças e famílias.
“Trata-se de um momento de vital importância para a promoção dos valores da gastronomia e da cultura do bacalhau, que em 2017 irá para a sua 9ª edição no Jardim Oudinot, onde não faltarão, também, outros sabores da região, como as tradicionais Padas (pão) de Vale de Ílhavo, os vinhos da Bairrada e os azeites”, realça fonte da autarquia de Ílhavo.
Pode conhecer a história do Festival do bacalhau aqui.
O meu Bacalhau é melhor que o teu
Mas, antes do arranque do Festival, está em curso a votação para o concurso “O meu Bacalhau é melhor que o teu”, até 4 de Agosto na página de Facebook do evento.
Já estão disponíveis para votação os três vídeos que passaram à segunda fase do concurso. Encontram-se a concurso três pratos de bacalhau: “Bolinhos de Bacalhau especiais”, “Chora” e “Lombo de bacalhau corado em sementes de papoila” que serão alvo de votação até às 17 horas do dia 4 de Agosto. O vídeo mais votado será o vencedor.
Este concurso, que conhece a segunda edição, é promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo e pela EFTA – Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro, inserido na edição 2017 do Festival do Bacalhau.
O autor do “melhor bacalhau” terá a oportunidade de realizar um showcooking durante o Festival do Bacalhau e será também contemplado com um prémio monetário de 300 euros e um voucher de estada de uma noite para duas pessoas no Hotel Montebelo, Vista Alegre.
O Município de Ílhavo, capital portuguesa do bacalhau, propõe-se com este concurso “promover a cultura em torno do bacalhau e dos seus derivados, estimular novas criações culinárias e promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos”.
Agricultura e Mar Actual