O Restaurante Casa Aleixo, no Porto, recebe dia 10 de Dezembro, quinta-feira às 20h30, os seus convidados para um jantar vínico, cuja ementa é inspirada numa selecção de vinhos da Quinta da Covela e da Quinta das Tecedeiras.
Num ambiente familiar, o jantar constitui uma oportunidade única para o contacto directo entre os apreciadores de vinhos e o produtor. Quinta da Covela Arinto 2014, Quinta da Covela Avesso 2014, Quinta das Tecedeiras Reserva Tinto 2013 e Quinta das Tecedeiras Tawny são os vinhos seleccionados para protagonizar este jantar vínico.
O welcome drink inclui bolinhos de bacalhau, salpicão de Seia e perninhas crocantes de polvo com maionese cítrica, que acompanham com Quinta da Covela Arinto de 2014. Para harmonizar com o “tigre Grelhado” e uma açorda de camarão, a escolha recai sobre o Quinta da Covela Avesso de 2014.
O Quinta das Tecedeiras Reserva Tinto 2013 é o seleccionado para a harmonização com cabrito no forno com batatinhas e grelos salteados. A experiência termina com Papos de Anjo, queijo da serra e gelado de Vinho do Porto acompanhados pelo Quinta das Tecedeiras Tawny.
Vítor Mendes, da Quinta da Covela e da Quinta das Tecedeiras, vai conduzir o jantar e apresentar as características desta selecção.
A Quinta de Covela está localizada na fronteira entre a zona granítica da região dos vinhos verdes e a zona de xistos da Região do Douro. Esta Quinta tem no total 49 hectares, sendo que 18 estão inteiramente dedicados à produção de uvas para vinificação. Datada do século XVI, a Casa de Covela caracteriza-se pelas ruínas de um solar renascentista, lagares e uma capela, testemunhando a presença multi-secular da produção de vinho e a importância histórica da quinta. Esta propriedade, que já pertenceu ao cineasta Manoel d’Oliveira e à família Ameal, faz hoje parte da empresa Lima&Smith. Nesta Quinta pratica-se agricultura biológica e na adega não se utilizam leveduras, sendo as suas fermentações espontâneas.
Já a Quinta das Tecedeiras situa-se na zona nobre do Douro Vinhateiro, oito quilómetros a montante da vila do Pinhão. Nesta propriedade, com vista privilegiada sobre o rio Douro, moram memórias de uma história riquíssima das suas vinhas, das freiras tecedeiras de linho, que lhe deram o nome, e do seu olival. Percorrendo a quinta, compreende-se como cresce ali uma feliz simbiose entre os antigos – alguns com mais de 80 anos – e novos vinhedos. É desta herança que nascem vinhos DOC Douro e vinhos do Porto Quinta das Tecedeiras de qualidade reconhecida internacionalmente.
Os vinhos
Quinta da Covela Arinto 2014 – Produzido a partir da casta Arinto, este vinho estagiou durante seis meses sobre borras finas antes de ser engarrafado. Na prova revela uma cor citrina brilhante e uma base mineral subtil. Aroma intenso e fresco com notas de citrinos, casca de laranja e flores delicadas. Seco e elegante, com a mineralidade bem integrada nos aromas a frutos. É ideal para acompanhar com peixes grelhados e marisco.
Quinta da Covela Avesso 2014 – Produzido a partir da casta Avesso, este vinho estagiou durante seis meses sobre borras finas antes de ser engarrafado. A prova revela uma cor citrina brilhante, um aroma intenso e fresco, com notas cítricas evidentes e apontamentos minerais. Na boca mostra boa estrutura, com uma acidez fina e refrescante, bem como uma mineralidade que lhe confere personalidade. É ideal para acompanhar com peixes grelhados ou marisco.
Quinta das Tecedeiras Reserva Tinto 2013 – Produzido com as castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Tinta Amarela, Tinto Cão e Vinhas Velhas. Apresenta uma cor rubi intensa com toques de violeta. No aroma mostra notas predominantes de frutos do bosque macerados, baunilha e ameixa seca. Nuances florais e de tosta, resultado do estágio em barricas de carvalho, e alguns frutos vermelhos frescos. Complexo, bem estruturado, harmonioso e elegante. É ideal para acompanhar com carnes assadas ou grelhadas, pratos de caça e queijos mais complexos.
Quinta das Tecedeiras Tawny – Produzido com Vinhas Velhas das castas Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Touriga Franca, Tinta Amarela, Moreto e Souzão. Apresenta uma cor tawny intenso, notas doces de caramelo, que se misturam com nuances de casca de citrinos caramelizados. No palato, revela frutos secos com grande complexidade aromática, amêndoa e figos secos. É ideal para acompanhar com aperitivo ou para acompanhar sobremesas.
Agricultura e Mar Actual