A Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve), no próximo dia 20 de Julho a partir das 10 horas, abre as portas do Centro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT) a todos os interessados em conhecer os trabalhos e projectos que ai se desenvolvem.
Estas mostras, que se encontram instaladas no CEAT, são o resultado do trabalho desenvolvido pela DRAP Algarve entre 2011 e 2015, no âmbito de dois projectos apoiados pelo Programa de Desenvolvimento Rural (Proder): o Projecto FRUTALG, intitulado “Prospecção, Recolha, Conservação e Caracterização de Variedades Tradicionais de Fruteiras Algarvias com Interesse para a Agricultura Portuguesa” e o Projecto SULCASTAS, denominado “Prospecção e Caracterização da Variabilidade Genética de Castas de Videiras Autóctones nas Regiões do Alentejo e Algarve”.
Os projectos iniciaram-se em 2011, com a prospecção e recolha de material vegetal de citrinos, alfarrobeiras, amendoeiras, figueiras, nespereiras, romãzeiras e macieiras (Pero de Monchique), com a posterior instalação dessas variedades tradicionais nas colecções, na sua maioria no CEAT.
Segundo o Ponto Focal do Algarve da Rede Rural Nacional, estes materiais vegetais serão numa fase posterior caracterizados, tendo em vista avaliar as suas potencialidades, selecionar as mais interessantes e proporcionar material vegetativo a viveiristas autorizados, para uma futura multiplicação e utilização por parte do setor produtivo, que permitirá também a preservação deste material genético.
Descobrir e preservar diversas castas
Já o SULCASTAS, tinha como principais objectivos, numa primeira fase, descobrir e preservar diversas castas de uva em vias de extinção e plantá-las em colecções de âmbito nacional e regional. Esse trabalho desenvolvido poderá ser visto e explicado ao longo da visita. Numa fase seguinte será feita uma caracterização do material plantado, a sua avaliação, efectuados estudos de microvinificação, podendo o mesmo em caso de interesse ser utilizado na produção.
“Estes dois projectos enquadram-se na salvaguarda da Dieta Mediterrânica, e deverão ser divulgados pelo maior numero de interessados de forma a que possam visitar uma colecção única no Pais”, adianta a mesma fonte.
Os técnicos da DRAP Algarve estarão disponíveis para responder às duvidas técnicas que possam surgir no decurso da visita.
Agricultura e Mar Actual
A notícia acontece em cima da data acontecimento. O CEAT deveria promover o evento com mais antecedência.
Caro Gonçalo, o Centro de Experimentação Agrária de Tavira agora está sempre aberto.