O fungicida da SapecAgro Bago de Ouro 98,5% tem, desde 21 de Junho, uma nova função. Foi concedida a extensão de autorização de utilização em culturas consideradas menores, para que este possa ser aplicado em batata-doce e cerejeira, no combate à mosca branca (Bemisia tabaci) e larva-lesma (Caliroa cerasi), respectivamente.
O produto fitossanitário Bago de Ouro 98,5%, com 98,5% (p/p) de enxofre, é um fungicida, anti-oídio com actividade acaricida, que actua por libertação de vapores, possui actividade preventiva e curativa, que está indicado para combater o oídio em videira, tomateiro, meloeiro, papaeira, pepino, abóbora e ervilheira e aranhiço vermelho em bananeira.
Acção preventiva
Segundo a SapecAgro, tem uma acção preventiva, ao inibir a germinação dos conídios e o desenvolvimento do micélio, mas também curativa, durante a fase de incubação da doença, impedindo a formação dos filamentos miceliares e dos haustórios.
Diz a empresa que é um produto erradicante, quando a doença está instalada e as frutificações visíveis, pois “verifica-se que os conídios secam, os conidióforos contraem-se e o micélio fragmenta-se, desagregando-se”.
O enxofre é activo a partir dos 18ºC, “não sendo conveniente a aplicação a temperaturas superiores a 28ºC, pois pode ser fitotóxico. Abaixo dos 20ºC é aconselhável aplicar anti-oídios de síntese.”, adianta a empresa.
Pode consultar a ficha técnica do produto aqui.
Agricultura e Mar Actual