A 62ª edição da Feira Agropecuária do Porto Moniz realiza-se de 30 de Junho a 2 de Julho e conta com um leilão de gado bovino, no dia 1 de Julho de 2017, pelas 15 horas. Os animais leiloados estão isentos do pagamento da taxa de abate.
Este ano, a Direcção Regional de Agricultura, na prossecução das medidas de fomento pecuário que tem levado a cabo, associou-se ao Centro de Abate da Região Autónoma da Madeira (CARAM), para que os produtores que adquiram bovinos durante o leilão fiquem isentos do devido pagamento das taxas de abate.
Assim, será entregue um documento a quem adquirir o bovino, a apresentar no CARAM quando pretenda abater o animal e assim não pagar a referida taxa, informa a Divisão de Protecção Veterinária e Pecuária da Direcção Regional de Agricultura madeirense.
A feira mais importante da Madeira
A Feira Agropecuária do Porto Moniz é o mais importante certame agropecuário da Região Autónoma da Madeira.
Realizada pela primeira vez em 1955, começou por se chamar “Feira do Gado”, apresentando-se essencialmente virada para a produção animal. Ao longo dos anos foi associando cada vez mais a produção agrícola, até ao presente onde se promove não só a produção agropecuária mas também se acolhe o artesanato e barraquinhas de comes e bebes. Mais recentemente, passou a designar-se de Feira Agropecuária, mas continua a ser o único evento onde se promove a pecuária madeirense.
Agricultura e Mar Actual