A Guarda Nacional Republicana realiza, até ao próximo domingo, dia 26 de Março, em todo o território nacional, várias “Caminhadas pela Floresta”, no sentido de assinalar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, celebrado a 21 de Março. Estes eventos têm como objectivo destacar a importância da floresta e os riscos que lhe estão associados, bem como fomentar junto da população condutas de respeito pela natureza e pelo ambiente.
Durante esta semana, vão ser realizadas iniciativas nos seguintes locais e horários:
A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou em 10 de Abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA), tendo sido celebrado em Portugal pela primeira vez, em 21 de Março de 1972, relembra a GNR em comunicado.
Na XI reunião de Comandantes e Chefes de Polícia da CPLP – Malabo – Guiné Equatorial, e no que diz respeito à Comissão da Protecção da Natureza e do Ambiente, foi assumido no cômputo de todas as Polícias dos vários países participantes, que cada Força de Polícia iria plantar na respectiva área de responsabilidade, no mínimo 100 árvores no dia Mundial da Árvore – 21 de Março.
O objectivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos.
Agricultura e Mar Actual