O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, continua a apresentação e o debate público sobre a Reforma da Floresta. Na próxima segunda-feira, dia 16 de Janeiro, vai estar na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em Ponte de Lima.
A iniciativa está marcada para as 15h00 e irá decorrer no auditório Eugénio Castro Caldas daquela Escola Superior.
Programa
15h00 – Sessão de Abertura
Rui Teixeira, presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Vítor Mendes, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.
15h15 – Apresentação da Reforma da Floresta
Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural Amândio Torres
15h45 – Coffee-break
16h00 – Debate
Moderador: Presidente do Conselho Diretivo do ICNF, Rogério Rodrigues
17h50 – Encerramento
Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos
Debate até 31 de Janeiro
Este processo de discussão pública estende-se até 31 de Janeiro de 2017, online, aqui.
A reforma do sector florestal foi o tema da reunião de Conselho de Ministros de 27 de Outubro de 2016, que teve lugar em instalações do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, mais propriamente no Centro de Operações Técnicas Florestais, na Lousã.
Nesta reunião, o Governo aprovou na generalidade um conjunto de medidas legislativas que serão submetidas a debate público alargado, de modo a envolver a administração central, as autarquias, a comunidade académica e a sociedade em geral.
“Este conjunto de medidas procura responder aos grandes desafios da floresta portuguesa e está ancorado em três áreas de intervenção: titularidade da propriedade; gestão e ordenamento florestal; e defesa da floresta nas vertentes de prevenção e de combate aos incêndios”, diz o Ministério da Agricultura.
Agricultura e Mar Actual