Início / Agricultura / Governo assina três contratos para prospecção mineira no Alentejo

Governo assina três contratos para prospecção mineira no Alentejo

O Estado português, representado pelo secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, assinou três contratos de prospecção e pesquisa mineira, dois com o grupo turco ESAN e um com a Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM), os quais representam um investimento inicial de 8,1 milhões de euros.

As áreas designadas por Alcácer e São Pedro das Cabeças, abrangidas pelos contratos celebrados com a ESAN, situam-se nos concelhos de Alcácer do Sal, Aljustrel, Castro Verde, Grândola e Ourique e são reflexo do consórcio criado entre a ESAN e a EDM, em Fevereiro, para a faixa piritosa da península ibérica.

Esta parceria, controlada em 85% pela ESAN e em 15% pela EDM, contempla, além das referidas áreas, o projecto de prospecção denominado Montes das Mesas, localizado no concelho de Aljustrel.

O plano de trabalhos e investimentos associados a estes projectos está orçado, nos próximos cinco anos, em 7,6 milhões de euros.

Paralelamente, foi assinado entre o Estado e a EDM um contrato de prospecção e pesquisa, para a área de denominada por Rosário, situada nos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, e Ourique, onde se estima um investimento inicial de meio milhão de euros.

Faixa piritosa

A faixa piritosa ibérica, que se estende desde perto de Alcácer do Sal até perto de Sevilha, na Andaluzia, é a zona “com maior potencial mineiro nacional, onde se localizam as Minas de Aljustrel e de Neves Corvo, concessionadas à Almina e à Somincor, respectivamente”, diz o Governo.

O investimento na faixa piritosa, que tem forte potencial de produção de cobre e de zinco, é essencial e permitirá a descoberta de novos jazigos minerais no subsolo do Alentejo.

A EDM é uma empresa de capitais públicos que actua como operador sectorial de referência, assumindo, como concessionária em regime exclusivo, um papel de relevo na elaboração e condução de projectos de recuperação ambiental de zonas degradadas por antigas explorações mineiras abandonadas.

Exerce ainda, por si ou em associação, actividades de prospecção, pesquisa e valorização de recursos minerais e presta serviços especializados nos domínios dos geo-recursos e do ambiente.

A ESAN faz parte do grupo Eczacibasiesan, um conglomerado com sede em Istambul, com interesses diversos, mas com um foco particular na actividade de extracção e processamento de minerais industriais destinados à indústria cerâmica.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Indústrias de madeira e mobiliário debatem descarbonização e gestão da floresta em Congresso

Partilhar              O 8º Congresso das Indústrias de Madeira e Mobiliário, sob o mote “Um Rumo de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.