Início / Agenda / Marvão recebe Feira da Castanha a 12 de Novembro

Marvão recebe Feira da Castanha a 12 de Novembro

O Município de Marvão promove a XXXIII Feira da Castanha – Festa do Castanheiro nos dias 12 e 13 de Novembro. Este evento pretende homenagear uma espécie endógena da região, o castanheiro, e o seu fruto, a castanha, classificada como produto de Denominação de Origem Protegida – DOP.

Durante estes dois dias, a vila de Marvão transforma-se numa grande mostra de produtos locais e regionais, com dezenas de pontos de venda, uma tenda de produtores locais, onde os visitantes poderão encontrar produtos hortícolas, frutos secos, enchidos, queijos, vinhos, licores, azeite, compotas ou doces caseiros, e uma área de restauração, no Largo de Camões.

Nos Largos do Terreiro, de Santa Maria, do Pelourinho e do Espírito Santo, estarão situados os quatro tradicionais magustos, com mais de dois mil litros de vinho da região e cinco toneladas de castanhas, à disposição dos visitantes.

Exposição

Na Casa da Cultura, ao longo de todo o fim-de-semana, estará patente uma exposição temática dedicada à castanha e ao castanheiro, onde se poderão apreciar bordados antigos com casca de castanha, escadas em castanho, cestaria em madeiro de castanheiro (utilizada para armazenamento e transporte dos frutos), artesãos a trabalhar ao vivo, ou até mesmo a aplicação deste fruto e seus derivados na gastronomia.

Para as 10 horas de sábado, na Tenda dos Produtores Locais (Largo do Terreiro), está agendada a Bênção da Castanha, seguindo-se a habitual sessão inaugural (11h30), a realizar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Quinzena Gastronómica da Castanha

Paralelamente à Festa do Castanheiro, decorre, entre os dias 12 e 27 de Novembro, nos restaurantes aderentes do concelho, a Quinzena Gastronómica da Castanha.

Durante estes dias, as ementas dos restaurantes são valorizadas com pratos tão diversos, como a sopa de castanha, bacalhau frito com castanhas e miolo de camarão, feijoada de chocos com castanhas, polvo estufado com castanhas, magusto de carnes grelhadas com migas de espargos e castanha, veado estufado com setas e castanhas, coroa de entrecosto com castanha e cebolinhas, nacos de porco alentejano com castanhas e esparregado, sericaia de castanha, ou delícia de marmelos com castanhas.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Indústrias de madeira e mobiliário debatem descarbonização e gestão da floresta em Congresso

Partilhar              O 8º Congresso das Indústrias de Madeira e Mobiliário, sob o mote “Um Rumo de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.