S. Pedro de Rates foi a freguesia escolhida para a abertura da Delegação Norte da Fencaça – Federação Portuguesa de Caça.
O protocolo que “solidifica a tradição da caça” no concelho da Póvoa do Varzim foi assinado entre o presidente da Fencaça, Jacinto Amaro, e o presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, na passada semana. O autarca considera que esta delegação será uma mais-valia para o Norte do país pois esta região “tem milhares de caçadores e que passam a ter um ponto de apoio muito mais próximo”.
A Fencaça foi a primeira Federação de Caçadores de âmbito nacional a surgir com o objectivo de apoiar e fomentar o início do ordenamento cinegético do território português. Tornou-se a federação mais representativa dos caçadores portugueses, congregando cerca de 1.000 associados titulares de concessões de zonas de caça, representando cerca de 100.000 caçadores. Trabalha em prol da defesa e promoção do ordenamento cinegético e defende a caça como factor de desenvolvimento rural e de manutenção da diversidade biológica.
A Federação promove a realização de colóquios, conferências, simpósios e encontros, com o intuito de formar e informar os caçadores das melhores práticas de gestão. Zela pela simplificação dos procedimentos administrativos ligados à constituição e manutenção de zonas de caça, obtenção da carta de caçador e licença de uso e porte de arma.
A nível desportivo, organiza o Campeonato Nacional de St. Huberto onde apura a Selecção Nacional que representa Portugal no Campeonato do Mundo da modalidade.
Agricultura e Mar Actual