A SGS continua a receber distinções internacionais pelo seu compromisso com a sustentabilidade. Pelo segundo e terceiros anos consecutivos, respectivamente, a EcoVadis e a Dow Jones Sustainability Index (DJSI) atribuíram os seus mais altos níveis de reconhecimento nesta área à empresa líder mundial em inspecção, verificação, testes, formação e certificação.
No caso da EcoVadis, o reconhecimento atribuído é o nível Ouro e coloca a SGS entre os top 1% de fornecedores pelo desempenho em termos de sustentabilidade. O desempenho da SGS foi avaliado pela EcoVadis em 21 critérios de RSE divididos em quatro temas: ambiente, boas práticas laborais e direitos humanos, práticas empresariais justas/éticas e compras sustentáveis.
A EcoVadis, agência independente de avaliação de RSE, opera a primeira plataforma colaborativa de fornecimento de avaliações de sustentabilidade de fornecedores e ferramentas de melhoria de desempenho desde cadeias de abastecimento globais a empresas multinacionais.
A DJSI, por seu turno, nomeou a SGS como Líder de Indústria não só na Europa como em todo o Mundo. A SGS obteve uma pontuação global de 86/100, superando a média de segmento que foi de 48/100. Com esta nomeação a SGS tornou-se na única empresa do seu sector a ser nomeada para este índice.
Metodologia EcoVadis
O quadro para a metodologia EcoVadis avalia as políticas e medidas postas em prática, bem como os relatórios publicados pelas empresas em relação a práticas ambientais, laborais e direitos humanos, práticas comerciais justas e questões de compras sustentáveis.
A metodologia EcoVadis é construída com base em referenciais de SER internacionais, incluindo a Global Reporting Initiative, a United Nations Global Impact e a ISO 26000, abrangendo 150 categorias de compras e 140 países.
Metodologia Dow Jones Sustainability Index
Lançada em 1991, a DJSI é uma marca independente, globalmente reconhecida, que mede o desempenho comprovado das empresas mediante critérios económicos, ambientais e sociais relevantes. A associação só é permitida a empresas que são as melhores do seu segmento. Todas as empresas seleccionadas são avaliadas por RobecoSAM, um especialista em investimentos focado exclusivamente em investimentos sustentáveis.
A SGS é líder mundial em inspecção, verificação, testes, formação e certificação. Presente em todo o mundo, a SGS opera em mais de 1800 escritórios e laboratórios, contando com mais de 85 000 colaboradores. Fundada em França, em 1878, pelo lituano Henri Goldstück, a SGS está sedeada na Suíça. Em Portugal desde 1922, hoje tem total cobertura nacional através de 8 escritórios, que incluem Açores e Madeira.
Agricultura e Mar Actual