O Dia Mundial Contra a Raiva é celebrado amanhã, 28 de Setembro. Em 2019 o foco da campanha é a vacinação anti-rábica dos cães.
Esta iniciativa tem como objectivos consciencializar a população para o grave impacto que a raiva representa na saúde pública e na saúde animal, assim como divulgar boas práticas para prevenir esta zoonose.
Por outro lado pretende informar como todos podem participar para ajudar a prevenir ou eliminar esta doença.
Raiva
A raiva continua a constituir um grave problema de saúde em vários países no Mundo. Anualmente morrem cerca de 59 mil pessoas devido à raiva, uma em cada 9 minutos (dados da OMS), sobretudo crianças até aos 15 anos, principalmente na sequência do contacto com cães infectados, particularmente em África e na Ásia, em meios rurais.
A solução é a vacinação dos cães: vacinando, pelo menos, 70 % dos cães podemos eliminar quase todos os casos de raiva no homem.
Ao vacinar um cão qualquer pessoa contribui para a eliminação da raiva tornando-se membro activo para o objectivo comum de erradicação da raiva.
O Dia Mundial Contra a Raiva (WRD) é uma iniciativa criada e coordenada pela Global Alliance for Rabies Control, GARC, em parceria com vários organismos públicos (OMS, OIE, FAO) e privados e comunidades de voluntários em todo o Mundo e tem particular importância nos países onde a raiva é endémica.
Agricultura e Mar Actual