Início / Agricultura / 28 de Setembro: Dia Mundial Contra a Raiva. Vacine o seu cão

28 de Setembro: Dia Mundial Contra a Raiva. Vacine o seu cão

O Dia Mundial Contra a Raiva é celebrado amanhã, 28 de Setembro. Em 2019 o foco da campanha é a vacinação anti-rábica dos cães.

Esta iniciativa tem como objectivos consciencializar a população para o grave impacto que a raiva representa na saúde pública e na saúde animal, assim como divulgar boas práticas para prevenir esta zoonose.

Por outro lado pretende informar como todos podem participar para ajudar a prevenir ou eliminar esta doença.

Raiva

A raiva continua a constituir um grave problema de saúde em vários países no Mundo. Anualmente morrem cerca de 59 mil pessoas devido à raiva, uma em cada 9 minutos (dados da OMS), sobretudo crianças até aos 15 anos, principalmente na sequência do contacto com cães infectados, particularmente em África e na Ásia, em meios rurais.

A solução é a vacinação dos cães: vacinando, pelo menos, 70 % dos cães podemos eliminar quase todos os casos de raiva no homem.

Ao vacinar um cão qualquer pessoa contribui para a eliminação da raiva tornando-se membro activo para o objectivo comum de erradicação da raiva.

O Dia Mundial Contra a Raiva (WRD) é uma iniciativa criada e coordenada pela Global Alliance for Rabies Control, GARC, em parceria com vários organismos públicos (OMS, OIE, FAO) e privados e comunidades de voluntários em todo o Mundo e tem particular importância nos países onde a raiva é endémica.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Agricultores vão começar a receber os 10 cêntimos por litro de gasóleo agrícola gasto em 2021

Partilhar              A decisão já está publicada em Diário da República. Os agricultores vão receber  10 cêntimos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.