O ITQB Nova – Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier reúne esta sexta-feira, dia 7 de Abril, às 14 horas, em Oeiras, melhoradores, pequeno comércio, uma grande multinacional, especialista em patentes e investigadores em plantas, para discutir o papel das plantas para a segurança e a sustentabilidade alimentares.
A iniciativa integra-se nas comemorações do “IV Dia Internacional do Fascínio das Plantas – 2017” e no Plano de Doutoramento Internacional “Plantas para a Vida”, financiado pela FCT, e em que participam cinco instituições nacionais (ITQB Nova,FCUL, iBET, IGC, INIAV) e quatro estrangeiras (Max Planck Instituto Molecular Plant Biology-Golm, VIB-Plant Systems Biology-Ghent, Sainsbury Laboratory-Cambridge, Sainbury Laboratory Norwich).
“Num cenário em que os recursos globais estão em perigo e a população mundial atinge valores insustentáveis, acentuam-se as assimetrias entre os países desenvolvidos e o resto do Mundo. As atenções voltam-se para os alicerces da vida na Terra e suporte fundamental da bio-economia, as plantas. Esta mesa redonda pretende juntar os principais intervenientes no processo de produção alimentar, para discutir o presente e lançar ideias para o futuro”, afirma a organização do evento em comunicado.
Discussão aberta ao público
A discussão será aberta à plateia, com moderação da jornalista Nélia Silva. Das 14 às 17 horas, no auditório ITQB Nova, com entrada livre.
Participantes mesa redonda
- Benvindo Maçãs (INIAV, melhoramento de plantas)
- Margarida Oliveira (ITQB Nova, investigadora em Ciências de Plantas, Biotecnologia e Sustentabilidade)
- Marta Ribeiro (ITQB Nova, transferência de tecnologia e conhecimento)
- David Castro (Flocert, comércio justo)
- Lino Dias (Bayer, agricultura em pequena escala)
- Moderator – Nélia Silva (Comunicland)
O Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, Oeiras, é um instituto de investigação e formação avançada da Universidade Nova de Lisboa. Tem como missão fazer investigação científica e promover formação avançada em Ciências da Vida, Química e Tecnologias associadas, para benefício da saúde humana e do ambiente.
Agricultura e Mar Actual