O ICNF — Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas tornou público que as entidades titulares ou gestoras de zonas de caça, interessadas em realizar medidas de correcção de densidade de javali, possam requerer estas acções junto dos seus serviços, de acordo com o Edital N.º 1/2019.
O período para realização destas acções, ocorrerá desde o dia da publicação do edital, a 31 de Maio, até dia 30 de Junho de 2019.
Explica o Instituto que, considerando a necessidade da realização de medidas para controlo de efectivos populacionais de javali com vista à prevenção da peste suína africana (PSA) assim como, o reforço de medidas para a minimização de danos causados em culturas agrícolas e florestais, uma vez que as implementadas não se têm mostrado suficientes, importa promover uma acção de âmbito nacional que conduza a uma maior eficiência no controlo daquelas populações, possibilitando que a correcção de densidade, pelo processo de espera, possa ser realizada por um período alargado, através de autorizações a conceder pelo ICNF.
Como pedir autorização
Para tal devem as entidades titulares ou gestoras de zonas de caça preencher o modelo 1 anexo ao Edital N.º 1/2019, disponível aqui, que deverá ser entregue directamente nos serviços do ICNF, ou através de uma das organizações do sector da caça de 1.º nível.
Os javalis abatidos nas diversas acções devem ser marcados com os selos da Classe C (vermelhos), de acordo com a Portaria n.º 185/2018, de 26 de Junho, que poderão ser levantados nos balcões do ICNF ou nas Organizações do Sector da Caça do 1.º nível (OSC).
Ver também:
Agricultores lesados pelos Javalis recebidos na Assembleia da República
CNA quer indemnizações aos “lesados pelos javalis” e dá prazo de um mês ao Ministério da Agricultura
“Lesados pelos Javalis” concentram-se à porta da DRAP Centro a 17 de Abril
ICNF avança com estudo sobre população de javalis
CDS quer contabilizar javalis e pede valorização da carne e seguros para agricultores
Javalis fazem prejuízo de 985 mil euros nas searas de milho. Produtores pedem esforço de caça
Agricultura e Mar Actual