A primeira edição do Wine Paris, realizada de 11 a 13 de Fevereiro de 2019, no Paris Expo — Porte de Versailles, converteu-se num evento de referência no calendário dos profissionais do vinho, com a participação de 26.700 empresas vinícolas, das quais 30% são compradores e comunicadores internacionais.
Os Estados Unidos, Bélgica, Reino Unido, Alemanha e os Países Baixos encabeçaram a lista de visitantes internacionais, representando 51% do total.
Segundo a organização, cerca de 70% dos expositores do Wine Paris pensam que haverá uma maior presença de adegas e viticultores no Wine Paris 2020, que se realizará de 10 a 12 de Fevereiro do próximo ano, também na Paris Expo — Porte de Versailles.
Presença portuguesa
Os vinhos portugueses estiveram representados por 15 empresas, algumas das quais de franceses produtores em terras lusas. A mostrar os vinhos portugueses no Wine Paris estiveram a Agro Batoru; Alveirão Bio; Barão de Vilar — Vinihold-Vinko; Bernard Magrez – Vale Magrez; CAP Wine; Chapoutier. M; DFJ Vinhos; Herdade da Calada; Le Sentier des Vignobles; Odisseia Wines; Quinta de Curvos; Quinta do Arrobe – Ségur Estates; SAVAS (Savoir Aimer Vinifier avec Simplicite); Spirit Grape; e Terroir Portugal.
União da Vinisud com a VinoVision Paris
Este evento nasce da união da Vinisud, a grande feira vitivinícola dos vinhos do Mediterrâneo e do Sul da Europa, e da VinoVision Paris, depois de uma acção colectiva inter-profissional para criar o primeiro grande palco internacional da fileira do vinho em 2019.
Durante três dias, todas as principais regiões vitivinícolas francesas estiveram representadas junto com regiões vitivinícolas de 24 países, respondendo assim às expectativas dos compradores internacionais.
“Sucesso confirmado”
“As nossas duas feiras deixaram de lado as suas ambições regionais para dar prioridade à cidade de Paris em 2019 e nos próximos anos. As empresas do sector vitivinícola expressaram o seu apoio incondicional a este projecto e defendem um interesse comum no êxito do evento”, afirma Pierre Clément, presidente da VinoVision Paris.
Por sua vez, Fabrice Rieu, presidente da Vinisud, refere que “para todos os organismos de promoção que participaram desde sempre na Vinisud, a Wine Paris 2019 demonstrou ser um verdadeiro êxito. Estamos admirados pela confiança depositada pelos nossos expositores e convencidos de que esta feira tem um grande futuro pela frente, em Paris em 2020, proporcionando uma oportunidade perfeita para apostar nos mercados de exportação fora da UE, que são essenciais para o desenvolvimento das nossas regiões vitivinícolas”.
Agricultura e Mar Actual